Após ameaças feitas pelo governo Trump de aumentar as tarifas dos produtos chineses nos Estados Unidos, o Ministério do Comércio da China anunciou que pretende impor tarifas entre 5% e 25% sobre US$ 60 bilhões em produtos estadunidenses. Ao anunciar tal decisão, Pequim afirmou que ela é “racional e contida” e que sua implementação ou não dependerá totalmente das atitudes tomadas pelos norte-americanos.
Em uma nota divulgada pelo porta-voz do órgão, eles afirmam que “qualquer ameaça ou chantagem unilateral levará apenas à intensificação dos conflitos e prejudicará os interesses de todas as partes”. O ministério ainda acrescenta que a China acredita em todos os momentos que a consulta em uma base de respeito mútuo, igualdade e benefício de ambos os lados é um modo eficaz de resolver as diferenças comerciais”.
De acordo com o governo chinês, os EUA têm provocado um aumento nas tensões comerciais repetidamente, e, por isso, A China precisou adotar medidas de retaliação “para defender a dignidade do país e os interesses do seu povo, o livre-comércio e o sistema multilateral e os interesses comuns de todos os países do mundo”.
Sem Comentários ainda!