Primeiro centro de pesquisa de transplante de flora intestinal (microbiota) da Ásia foi criado pela Faculdade de Medicina da Universidade Chinesa de Hong Kong (CUHK). O centro buscará descobrir o papel da flora intestinal na saúde humana e criar novas estratégias para a prevenção e cura de doenças.
De acordo com o reitor da faculdade, Francis Chan, as evidências encontradas recentemente sugerem que o desequilíbrio na flora intestinal pode acarretar em muitas doenças humanas. Ele ainda acrescentou que embora as terapias que se baseiam na microbiota pareçam favoráveis, a ciência por trás dela ainda está dando os seus primeiros passos.
Chan ressaltou o pioneirismo da Faculdade de Medicina da CUHK na pesquisa da flora intestinal e que, com a criação do centro, as pesquisas em transplante poderão ser expandidas para outras condições, como obesidade e síndrome metabólica, por exemplo.
A Faculdade estabeleceu em 2016 um biobanco de flora intestinal com o objetivo de fornecer uma solução de microbiota congelada de qualidade garantida para o transplante. O professor Paul Kay Sheung Chan, diretor do Departamento de Microbiologia da faculdade, afirmou que os elementos-chave do biobanco são a segurança, a preservação de viabilidade.
Ele ainda afirmou que mais de 80 transplantes de flora foram possibilitados graças a esse banco: “Com esse método, não só salvamos a vida de muitos pacientes com doenças gastrointestinais, como também avançamos nosso conhecimento sobre essa nova opção de tratamento”.
Sem Comentários ainda!